sábado, 5 de abril de 2014

OSCAR: Melhor Atriz Principal - 1928






Louise Dresser
A Outra Pátria
(A Ship Comes In)
★ ★   


Gloria Swanson
Sedução do Pecado
(Gloria Swanson)
★ ★   

Visão Geral: Essas duas indicadas sofrem com filmes ruins ao seu lado, diferente de Janet Gaynor em três bons filmes. Gloria Swanson deixa uma presença marcante em Sedução do Pecado e é capaz de criar um personagem inovador para época. Só que filmes mudos costumam ter um frescor lírico muito grande, mas aqui eu senti pouco isso, principalmente porque Swanson fez de Sadie Thompson um pouco escandalosa demais. Louise Dresser está num filme ainda pior, A Outra Pátria. Ela  tem seus momentos em que demonstra certo amor materno, mas sofre com a falta de oportunidades dada a sua personagem.



Janet Gaynor
Anjo da Rua
(Street Angel)
★ ★   


Janet Gaynor
Aurora
(Sunrise: A Song of Two Humans)
★ ★   

Visão Geral: Janet Gaynor é a única atriz a ser indicada por três filmes na mesma categoria em um mesmo ano. Surpreendentemente, os três filmes são muito bons, inclusive um deles está entre meus filmes favoritos de todos os tempos: Aurora. E apesar de achar que ela está muito bem no filme e se encaixar muito bem no papel de mulher apaixonada e devota ao marido, pra mim, George O'Brien rouba o filme. É estranho saber que ele não foi indicado. Em Anjo e Rua, Janet já tem mais o filme em suas mãos, e usa das mesmas características dramáticas que usou em Aurora pra preencher a aura poética do filme.




Janet Gaynor
Sétimo Céu
(7th Heaven)
★ ★   

Visão Geral: Sétimo Céu é um filme bastante gostoso de assistir e Janet Gaynor está mais uma vez cumprindo seu papel de mocinha sofredora. Apesar deste trabalho não se diferenciar tanto dos outros dois indicados, a cena em que eles se casam demonstra que, diferente de Gloria Swanson, Janet é capaz de dizer tudo o que está sentindo sem gesticular em demasia e é por isso que ela recebeu minha vitória.





Ranking dos filmes:
Sunrise: A Song of Two Humans ★★★★★
Seventh Heaven ★★★★
Street Angel ★★★½
Sadie Thompson ★★½
A Ship Comes In ★★½

Nenhum comentário:

Postar um comentário